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Participação do agronegócio nas exportações brasileiras cresce 1,5% em março

Valor da exportações diminui 5,3% em comparação com o mesmo mês de 2018. Houve redução de preços dos produtos vendidos pelo Brasil

No mês de março, as exportações do agronegócio somaram US$ 8,64 bilhões, valor 5,3% inferior aos US$ 9,12 bilhões exportados em março de 2018. A queda do valor exportado ocorreu em função, principalmente, da queda dos preços internacionais dos produtos exportados pelo Brasil. O índice de preço dos produtos exportados pelo agronegócio teve redução de 6,4%, porcentagem que foi em parte compensada pela elevação de 1,2% no volume das exportações.

A participação dos produtos do agronegócio nas exportações brasileiras, teve elevação de 1,5 ponto percentual, chegando a 47,6% de participação. O aumento da participação ocorreu apesar da queda de 5,3% nas vendas externas dos produtos do agronegócio, pois as exportações dos demais produtos apresentaram queda superior, de 14,2%.

As importações de produtos do agronegócio também tiveram redução no mês, passando de US$ 1,29 bilhão em março de 2018 para US$ 1,14 bilhão em março de 2019 (-11,9%).

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ABIMAQ apoia a relevância da Apex-Brasil no mercado internacional

Desde 2000, a ABIMAQ tem mantido Convênios com a Apex-Brasil que deu origem ao Programa Brazil Machinery Solutions (BMS). Trata-se de um Projeto Setorial que tem como objetivo fomentar a exportação da indústria de máquinas e equipamentos pelo desenvolvimento sustentável no processo de internacionalização das empresas do setor, atualmente o maior exportador brasileiro de manufaturados.

O fomento é possível pelo aprofundamento do relacionamento com empresas fabricantes de máquinas e equipamentos e execução de ações direcionadas à capacitação, informação, defesa de interesses, fortalecimento de imagem e agenda de promoção de negócios para o setor.

Em função dessa parceria, o Programa BMS atende atualmente a mais de 400 empresas de diferentes portes e níveis de maturidade exportadora. A capacitação e organização das empresas do setor possibilitou que nos últimos oito anos fossem realizadas cerca de 200 ações de promoção comercial entre feiras internacionais, projetos compradores, projetos imagem, missões comerciais e prospectivas, além de eventos de capacitação e qualificação das empresas para a internacionalização.

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Edital da Firjan seleciona empresas para a 7ª edição do Veste Rio

A Firjan SENAI participa mais uma vez do Veste Rio, o mais importante evento de moda do Rio de Janeiro. A 7ª edição ocorre no Píer Mauá, de 24 a 28/04. E para fortalecer a indústria do Rio, o edital Programa Firjan SENAI Moda vai selecionar 15 empresas fluminenses para participar com estandes no espaço outlet do evento.

As empresas selecionadas terão direito a infraestrutura com baixos custos para exposição e venda de seus produtos. As vencedoras também vão receber uma capacitação de mix de produtos, desenvolvimento de coleção e planejamento. Será abordada a importância da participação em eventos.

As inscrições estão encerradas e o resultado será divulgado no dia 12/04. A capacitação será realizada pela equipe técnica da Firjan SENAI entre os dias 15 e 22/04.

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Tereza Cristina vai promover produtos do agronegócio no Japão, na China e no Vietnã

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai viajar no início de maio ao Japão, China e Vietnã para uma série de encontros com autoridades e investidores estrangeiros. Em Tóquio, onde deverá chegar no dia 9, participará de reuniões bilaterais com os ministros da Agricultura e da Saúde japoneses. Os encontros são parte dos esforços do Ministério da Agricultura de abertura de novos mercados para produtos brasileiros, como frutas e carnes, além da manutenção e ampliação da pauta exportadora do agronegócio, explica o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, embaixador Orlando Leite Ribeiro.

Com o objetivo de ampliar o relacionamento com o consumidor japonês, sobretudo o de gerações mais jovens, a ministra vai participar, em badaladas cafeterias de Tóquio e Xangai, na China, de eventos de promoção de cafés especiais brasileiros. Os primeiros clientes que chegarem às lojas serão convidados a participar da promoção. “A intenção do governo brasileiro é contribuir com as iniciativas que o setor privado tem promovido no exterior, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais. Os países asiáticos são a nova fronteira para o mercado do café”, observa o secretário, que acompanhará a ministra e empresários de diferentes segmentos do agronegócio.

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Exportações de frango em março têm queda de 9,5%

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) alcançaram 340,5 mil toneladas em março, volume 9,5% inferior que as 376,2 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.

Em receita, o embarque mensal alcançou US$ 564,8 milhões, saldo 4,1% menor que as vendas de março de 2018, quando foram obtidos US$ 589,1 milhões.

No ano, o saldo acumulado é de 939,3 mil toneladas, número 7,6% inferior ao volume exportado no primeiro trimestre do ano passado, de 1,016 milhão de toneladas. Já o resultado em receita alcançou US$ 1,543 bilhão, desempenho 3,8% menor que o obtido em 2018, com US$ 1,604 bilhão.

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Exportações crescem 21% na primeira semana de abril

Houve aumento nos embarques de produtos manufaturados, semimanufaturados e básicos

Com cinco dias úteis, a balança comercial brasileira teve superávit de US$ 2,326 bilhões na primeira semana de abril de 2019, resultado de exportações de US$ 5,557 bilhões e importações de US$ 3,231 bilhões. No ano, as vendas externas brasileiras somam US$ 58,211 bilhões e as compras do exterior, US$ 45,370 bilhões, com saldo positivo de US$ 12,841 bilhões.

A média diária de exportações da primeira semana de abril de 2019 (US$ 1,1 bilhão), comparada com a média diária de abril de 2018 (US$ 916,7 milhões), teve aumento de 21,2%, em razão da elevação nas vendas das três categorias de produtos: semimanufaturados (32,1%, por conta de semimanufaturados de ferro e aço, ferro ligas, açúcar em bruto, ouro em formas semimanufaturadas, catodos de cobre), manufaturados (22,5%; máquinas e aparelhos para uso agrícola (exceto trator), torneiras, válvulas e dispositivos semelhantes e partes, máquinas e aparelhos de elevação de carga, descarga, aviões, partes de motores e turbinas para aviação, hidrocarbonetos e seus derivados halogenados) e básicos (17,8%; petróleo em bruto, soja em grão, minério de cobre, carnes de frango e bovina, milho em grão).

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Marca apoiada pela Abit e Apex-Brasil abre loja nos Estados Unidos

A marca de cama, mesa e banho Trousseau abre seu primeiro ponto de venda nos Estados Unidos, na cidade de Miami. A participante desde 2012 do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) —, que possui 20 lojas no Brasil e já exporta para outros países como o Peru, Uruguai e Paraguai, agora tem endereço no badalado shopping Brickell City Centre.

A empresa já atendia ao público norte-americano desde junho de 2018, por meio de e-commerce, e tem como objetivo fortalecer sua marca não só na cidade da Flórida, mas também em Nova York e Los Angeles.

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BNDES aprova até R$ 60 milhões para fundo voltado a pequenas empresas inovadoras

FIP Anjo é o primeiro fundo com investimento do BNDES em parceria com investidores-anjo para apoiar startups com faturamento inferior a R$ 1 milhão.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovou aplicação de até R$ 60 milhões em cotas do FIP Anjo, fundo de investimento em participações focado em empresas de perfil inovador e alto potencial de crescimento. Os recursos totais do fundo poderão a chegar a R$ 120 milhões, dependendo da capacidade de captação da gestora. O foco preferencial do investimento são companhias que atuem nos setores de agronegócios, biotecnologia, cidades inteligentes, economia criativa, saúde, cidades inteligentes e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

O FIP Anjo é o primeiro fundo com recursos do BNDES que possibilita investimento em empresas com faturamento anual inferior a R$ 1 milhão e constituídas como sociedades limitadas, o que foi possível com a publicação da Instrução CVM nº 578/16 — até então, esse tipo de investimento estava restrito a sociedades anônimas.

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Orgânicos geram R$ 4 bilhões de faturamento no ano passado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que o mercado brasileiro de orgânicos faturou no ano passado R$ 4 bilhões, resultado 20% maior do que o registrado em 2017. Os dados são do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor.

O Brasil é apontado na pesquisa como líder do mercado de orgânicos da América Latina. Contudo, quando se leva em consideração a extensão de terra destinada à agricultura orgânica, o país fica em terceiro lugar na região, depois da Argentina e do Uruguai, e em 12º no mundo.

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