Pages Menu

Notícias recentes

Embrapa e Lallemand lançam o bioinseticida Crystal

Os produtores rurais terão, já na safra 2020/2021, um novo aliado para o manejo da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) nas suas lavouras: o bioinseticida Crystal. A lagarta é uma praga importante de várias culturas e ataca, além do milho, algodão, soja, sorgo, hortaliças, leguminosas e frutas.
Esse produto é resultado de uma década de pesquisas e da parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand, líder global no desenvolvimento, na produção e na comercialização de microrganismos.
O Crystal é um produto biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis e produz altas quantidades de esporos e cristais das proteínas Cry e da Vip3. Essas proteínas são muito eficientes no controle das lagartas.

Leia mais

Pesquisadores desenvolvem primeiro sistema orgânico de manga do País

Especialistas da Embrapa e parceiros desenvolveram mais um sistema orgânico de produção de frutas. A cultura da vez é a manga. O primeiro sistema orgânico do País para a produção de manga foi elaborado com base nos experimentos realizados em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), e também em estudos já existentes gerados por outras instituições e unidades da Embrapa. A média de produtividade se mostrou pouco superior aos valores registrados no sistema convencional no estado da Bahia: 20 toneladas por hectare (t/ha), com previsão de chegar a 25 t/ha no próximo ciclo, contra 15,6 t/ha em média — a diferença poderia ser maior, caso tivesse sido utilizado um espaçamento mais adensado (mais plantas por hectare) nos experimentos. Mesmo assim, o resultado foi comemorado pela equipe de pesquisa porque é mais um incentivo ao cultivo orgânico e à sustentabilidade da agricultura brasileira.
Acesse aqui a Agência Embrapa de Notícias
Além disso, há um fator que deve ser ponderado quando se compara o cultivo sob manejo orgânico ao convencional: a não utilização de produtos químicos, que facilitam a produção. Por enquanto, o sistema está restrito a essa região, mas a proposta é que sirva de modelo e possa ser ajustado para outros polos produtivos do País, já que contempla os princípios básicos da produção orgânica.

Leia mais

Myanmar abre mercado para a carne suína do Brasil

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou em 28 de julho de 2020, a abertura do mercado de Myanmar para a carne suína do Brasil, conforme informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A abertura de mercado já conta, inclusive, com Certificado Sanitário Internacional (CSI) publicado no sistema do Ministério brasileiro.
País com 53 milhões habitantes, Myanmar é um mercado em expansão no Continente asiático, com uma população jovem e forte expansão econômica – cerca de 7% ao ano na última década. O consumo per capita médio do país é de 17,5 quilos anuais de carne suína.
De acordo com o presidente da ABPA, Francisco Turra, Myanmar (foto) é uma das nações da Ásia que tem sofrido com perdas geradas pela Peste Suína Africana, com impacto direto na oferta local de proteína animal.

Leia mais

A principal pergunta no momento: As principais feiras internacionais continuarão a ser como eram antes da Pandemia?

Por: Brena Bäumle*

Os organizadores das grandes feiras mundiais estão prontos para se adequar aos sofisticados protocolos de higiene, distanciamento e controle de acessos. Todos, sem exceção, estão muito flexíveis e interessados, querendo revitalizar seus negócios o mais rápido possível.
Mas e os clientes? E os expositores e visitantes?
Do ponto de vista econômico, existe a questão: a participação na feira “Como de costume” nesse momento faz sentido, sabendo que, quanto mais internacional o público for, menos contatos serão possíveis – devido à limitação e à restrição de viagens mundiais? E da lógica – menos contatos, menos negócios, menos retorno do investimento.

Leia mais

Embrapa e Apex-Brasil assinam acordos de cooperação para aumentar competitividade do agro nacional

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti (foto), assinaram em 21 de julho, um Acordo Geral de Cooperação (AGC) entre as instituições e um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para Atração de Investimentos, com definição de um plano de trabalho para direcionar as primeiras atividades da parceria. A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Agência, em Brasília, contou com a presença do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e, ainda, da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Leia mais

Ministros da Agricultura defendem princípio científico na regulação do comércio internacional

Tema foi debatido em encontro virtual, durante a 2ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura
Reunidos em videoconferência nesta segunda-feira (13), ministros e secretários da Agricultura de países das Américas ressaltaram a necessidade de evitar barreiras comerciais desnecessárias entre os países que possam prejudicar a agricultura neste momento de pandemia. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que o Brasil está “absolutamente convencido” da necessidade de preservar o princípio científico na regulação do comércio internacional de insumos e alimentos.

“É preciso distinguir o necessário esforço que todos fazemos para assegurar a proteção de nossas populações, tomando as medidas necessárias para prevenir a disseminação do vírus, de medidas sem qualquer base científica que possam gerar insegurança, incerteza e desinformação”, ressaltando que não há qualquer evidência científica que sustente a tese de que o vírus se espalha pelos alimentos.

Leia mais

Fruit Attraction 2020 Um apoio à reconstrução

 

A Fruit Attraction está adaptando o seu formato para continuar estimulando as relações comerciais internacionais, minimizando os riscos para as empresas presentes na feira e garantindo a saúde e a segurança de todos os seus participantes.

A Fruit Attraction 2020, que deverá acontecer de 20 a 22 de outubro, apresentando a Flower & Garden Attraction e o seu novo projeto Fresh Food Logistics, que oferece soluções para toda a cadeia de produtos refrigerados, continua com a organização e o planejamento de seu 12º ano de existência.

Leia mais

NürnbergMesse Brasil inova e investe em conteúdo digital para enfrentar crise do Coronavírus

Com a nova rotina que mudou o país no último mês, diversas empresas estão se adaptando para continuar seus negócios, manter seus colaboradores e continuar contribuindo para seu mercado de atuação. Um dos setores mais atingidos pelo distanciamento social foi o de eventos, devido à aglomeração de pessoas. Ainda assim, as empresas estão se reinventando para outras possibilidades de negócios.

Este é o caso da NürnbergMesse Brasil, uma das principais promotoras de feiras e congressos do país, que está investindo forte em ações digitais. Agora, a empresa alemã está promovendo muito mais em conteúdo online e realizando webinars semanais com assuntos pertinentes aos mercados farmacêutico, cosmético, pet, construção, mobilidade, entre outros. Além disso, utiliza toda sua rede de grandes especialistas do mercado para apresentar tendências e discussões que irão auxiliar tanto expositores quanto visitantes a se preparar para a volta das atividades pós quarentena.

Leia mais

21ª Expodireto tem aumento de 10% na comercialização

A 21ª Expodireto Cotrijal, um dos maiores eventos do Agronegócio no Brasil, foi encerrada em clima de otimismo. A feira registrou R$ 2.653.177 em comercialização. O valor é 10% superior aos R$ 2,4 bilhões obtidos em 2019.
Conforme o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, os números surpreenderam. Devido à estiagem no Rio Grande do Sul, a expectativa era alcançar uma comercialização semelhante a do ano passado.
“Temos muito produtores capitalizados com recursos próprios, financiamento bancários com dois anos de carência e muitos negócios de pessoas de outros estados do Brasil”, comentou Manica. O presidente citou como exemplo o caso de dois produtores que vieram do Amapá e compraram cerca de 20 máquinas.
Realizada entre segunda (2) e sexta-feira (6), em Não-Me-Toque, no Planalto Gaúcho, a Feira recebeu 256 mil visitantes. Ano passado, 268 mil pessoas prestigiaram o evento. Queda de 4% em relação a 2019. A direção da Cotrijal acredita que o público menor deve-se, possivelmente, a um temor em relação aos primeiros casos de coronavírus registrados no país.
Arena Agrodigital

Leia mais

Canal Brazil Export

Outros
  • Fruit Attraction 2019
  • Fruit Attraction 2016
  • Viernes 17 de Octubre
  • Jueves 16 de Outubro