Pages Menu

Soluções para automação industrial estarão entre as atrações da CeMAT SOUTH AMERICA 2013

Registrando crescimento e otimistas com um início de ano positivo, fornecedores de soluções em sensores e software para a cadeia logística antecipam novidades que serão apresentadas na segunda edição da Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, em São Paulo

CeMAT solucoes em automacao StudioF Imagem (640x426)Diretamente afetado pelo ritmo de crescimento da economia, o setor de automação industrial é fortemente alavancado pelas expectativas dos segmentos usuários de aumento da demanda e a consequente necessidade de expansão da produção. Além do desempenho do PIB, este setor é permanentemente estimulado pelo acirramento do processo competitivo entre as empresas e a necessidade de buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento industrial.

 

“Os investimentos em automação são vistos como um termômetro das expectativas dos agentes econômicos e no cenário industrial podem significar melhora da qualidade do produto, aumento da segurança de processos, redução de emissões de gases poluentes e uso eficiente dos recursos”, explica Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, responsável pela organização e promoção da CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística. O evento acontecerá de 19 a 22 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Segundo Bäumle, a CeMAT 2013 vai reunir 200 expositores, de 25 países, com representativo aumento da área de estandes. “Na primeira edição da feira, em 2011, a média era de 64m² por expositor. Este ano a média está em 94m² de área por empresa expositora. Isto representa um aumento de mais de 46% “, comemora o executivo.

 

Lançamentos e expansão no Brasil

 

Empresa de origem alemã fabricante de soluções em sensores para automação industrial, logística e processos, a SICK participa pela segunda vez da CeMAT. Este ano irá lançar na feira os leitores de código de barra, (OPS), dimensionadores (cubômetro), fotocélulas e encoders para medição precisa da posição em diferentes indústrias, máquinas e equipamentos.

 

Registrando um volume de vendas globais de cerca de 902 milhões de euros em 2011, a companhia conta com unidades nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Brasil. Instalada no País desde 1995, em agosto do ano passado, a filial paulista ganhou mais um prédio destinado ao estoque de produtos.

As vendas não param de crescer e, por isso, tornou-se imprescindível a disponibilização de um espaço maior para armazenagem de nossos produtos”, conta Sidnei Ivanof, gerente geral da SICK Brasil. Localizada em São Bernardo do Campo – SP,  a nova instalação tem uma área de estoque de 700 m² e, segundo o executivo, deve suportar o crescimento da empresa nos próximos três anos. “A SICK está em expansão e, se mantivermos o ritmo atual, teremos que abrir muitas novas frentes de trabalho. Nãomediremos esforços para atingir nossas metas e fazer a empresa crescer cada vez mais no País”, garante Ivanof.

TI para logística

 

Store Automação, fornecedora de software orientados à logística, também participa da CeMAT visando potencializar as oportunidades de novos  negócios. “Oferecemos produtos e serviços de Tecnologia da Informação (TI) e automação de reconhecida excelência e qualidade para todo o mercado focado no Supply Chain Management e afins e começamos o ano de 2013 já com a conquista de novos clientes e parceiros comerciais. A expectativa é que essa realidade se mantenha e continuemos a crescer em média30%, como ocorreu nos anos anteriores”, diz Wagner Tadeu Rodrigues, presidente.

 

De acordo com ele, o foco na CeMAT é o contato com o público qualificado e especializado do evento, onde a Store apresentará soluções como o Store/WMAS (Warehouse Management System), sistema de gerenciamento de depósitos e armazéns; Store/TMS (Transportation Management System), solução para gerenciamento de fretes com tecnologia cloud computing e que opera na modalidade SAAS (Software as a Service), ou seja, o usuário paga de acordo com o uso do sistema; e Store/REDEX, ferramenta para gerenciamento de atividades de exportação e armazenagem.

 

“A solução TMS contempla ainda três módulos distintos e aplicáveis de maneira independente: TMS/Transportador, orientado especificamente para transportadores; TMS/Embarcador, direcionado para embarcadores; e TMS/Pneus, gerenciador e rastreador de pneus de veículos por meio da tecnologia RFID”, explica Rodrigues.

 

Outra empresa fornecedora de software para logística presente na CeMAT é a Sythex Tecnologia em Sistemas. Há 19 anos de mercado, sua principal área de atuação é a de software de gestão de armazéns e transporte.Em seu planejamento estratégico 2012-1016, com o objetivo de aumentar sua participação no mercado, a Sythex além de investir na área comercial, estabeleceu uma meta para aquisição de empresas que possam agregar funcionalidades, tecnologia e aumentar a base de clientes. Por isso, no ano passado adquiriu participação e controle da Silt Consultoria e Sistemas, empresa do mesmo ramo, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

 

“Queremos criar uma estrutura sólida para oferecer soluções e serviços complementares que atendam qualquer necessidade da área de Supply Chain das empresas, não importando seu ramo de atividade, a região em que está instalada, nem mesmo seu porte”, afirma Eveli Morasco, diretor geral da Sythex.

 

Segundo ele, durante a CeMAT a Sythex vai destacar o WMS (sistema de gerenciamento de depósitos e armazéns) WIS – software com foco na gestão de movimentação de materiais para grandes e médias empresas; o WMS WIS Express –solução parametrizada com um pacote mais rápido de implantação; SILT WMS – sistema 100% desenvolvido no conceito nuvem, em plataforma Java e TMS Embarcados – para contratação e gestão de fretes.”Nosso objetivo na feira é alavancar negócios e consolidar a marca Sythex como o principal fornecedor de software de WMS  do mercado brasileiro”, finaliza.

 

 

Sobre a CeMAT SOUTH AMERICA

A CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística terá sua segunda edição no Brasil, de 19 a 22 de março, das 14h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes (SP). Sua realização é parte da estratégia da Deutsche Messe AG – maior promotora de feiras do mundo, representada no Brasil pela Hannover Fairs Sulamérica – de realizar investimentos no País em feiras de alto padrão voltadas para mercados chave.

A feira é promovida em cooperação com a Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais (CSMAM), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O evento conta também com a Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos (VDMA) como parceira. A CeMAT SOUTH AMERICA reúne todos os segmentos de movimentação de materiais, logística e intralogística destacando as últimas novidades desses setores. Também oferece informação e atualização, através de congresso, para contribuir com a qualificação dos profissionais de logística e supply chain.

Mais informações sobre a CeMAT SOUTH AMERICA no: www.cemat-southamerica.com.br

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*