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ScaleUp in Brazil chega à terceira edição com US$ 9,9 milhões em investimentos anunciados

O programa que auxilia a entrada de empresas de tecnologia estrangeiras no mercado brasileiro passa a contar com empresários do Japão e Singapura

A partir do dia 7 de março, estarão abertas as inscrições para a 3ª edição do ScaleUp in Brazil, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e da Israel Trade & Investment Brazil (IT&I). As duas primeiras edições somaram investimentos da ordem de US$ 9,9 milhões em tecnologia no Brasil até o momento. Esse ano, a novidade fica por conta de empresas provenientes do Japão e Singapura, dois países estreantes que irão integrar esta nova rodada junto com Israel. Com isso, além de ter o apoio da Israel Trade and Investment, o programa também contará com as parcerias da Enterprise Singapore e da Japan External Trade Organization (Jetro). As empresas terão até meados de Junho para completarem suas inscrições antes do início do projeto.

“O interesse de novos países mostra que o ScaleUp in Brazil se tornou uma plataforma de softlanding segura e prática para que os empreendedores estrangeiros possam conseguir escalar seus negócios tendo o mercado brasileiro como foco”, afirma a superintendente-executiva da ABVCAP, Angela Ximenes.

Metodologia comprovada 

ScaleUp in Brazil desenvolveu uma metodologia própria para o processo de aceleração com cinco etapas. Na primeira fase, é apresentada às empresas uma visão ampla do mercado brasileiro, suas regulações, como abrir um negócio e uma conta no banco, entre outras informações. Após a ambientação inicial, chega o momento do primeiro ciclo de imersão presencial no Brasil, seguido por um período para ajustes e reestruturações que se façam necessárias (pivoting stage). Na sequência, os empreendedores retornam ao país para mais negócios e imersão, que é sucedida pela fase de apoio pós programa.  

Durante todo o processo, que nesta edição será de setembro de 2022 a setembro de 2023, prevê-se a organização de encontros e rodadas de negociação com possíveis clientes e investidores. Nas primeiras duas edições foram realizadas mais de 300 reuniões comerciais. Além disso, os participantes ainda recebem duas consultorias específicas: uma para ajustar seu produto, serviço ou solução ao Brasil, e outra para fomentar reuniões de negócios.

Itzhak Reich, representante da Israel Trade and Investment no Brasil, ressalta que “Esse programa é altamente abrangente pois aborda de forma prática os aspectos essenciais para qualquer empresa israelense se estabelecer no Brasil. Apesar da atuação do Israel Trade & Investment nesse aspecto, o programa fortalece esse trabalho de apoio a empresas que enxergam a oportunidade no Brasil, mas nem sempre estão devidamente preparados às diferenças culturais”.

 

Case de sucesso 

No ano passado, a AgroScout, empresa israelense que presta serviços de monitoramento por drones para produtores e companhias dedicadas à proteção de plantios, viu no programa a oportunidade de unir a tecnologia de ponta de Israel à potência do agronegócio brasileiro.

Tamir Gross, Head para a América Latina da AgroScout, explica que o algoritmo oferecido nos aplicativos “cérebros” dos drones utilizados para monitorar as plantações proporciona um olhar amplo, além de rapidez na identificação de pragas e proteção do plantio. “Nossa tecnologia permite que os drones façam os voos mais baixos dentre os oferecidos no mercado internacional e, por isso mesmo, as análises são precisas, dando ao produtor a oportunidade de uma tomada de decisão acelerada”, afirmou. Desde que chegou ao Brasil, em 2020, a empresa conseguiu se estruturar e conquistar clientes de peso, dentre grandes produtores nacionais de batata, tomate, soja e milho, companhias do setor de alimentação e de proteção a lavouras.

Cooperação e confiabilidade 

Todo o cuidado e seriedade empregados na seleção dos participantes e no processo de aceleração, faz com que o programa tenha se tornado uma chancela para clientes e investidores. Segundo a Superintendente Executiva da ABVCAP, Ângela Ximenes, as empresas integrantes são vistas de forma promissora pelos investidores. “Sem dúvida, o ScaleUp in Brazil traz confiança para o investidor, pois eles entendem que há um filtro pelo qual esses empreendimentos passaram, o que significa que estão em alinhamento com os seus interesses, cada qual em sua área de atuação”, declarou.

Tamir relata que, ao chegar ao Brasil, a Agroscout não tinha qualquer informação sobre o mercado brasileiro e que teve, por parte do programa, todo o apoio de que necessitou.  “Confiança é a palavra-chave para nossa relação com o ScaleUp in Brazil, pois a parceria com o programa te dá a confiança de estar em boas mãos. E esse apoio é muito importante pois economiza energia, dinheiro, recursos, tempo e até mesmo erros, pois nos relacionamos com empresas que já passaram por esse processo e aprendemos com as suas experiências”, disse.

Segundo a Coordenadora de Investimentos da ApexBrasil, Helena Bonna Brandão, proporcionar essa rede de apoio é um dos pilares do programa, pois “a ApexBrasil aposta sempre em projetos setoriais e em programas como o ScaleUp in Brazil, que, de sua parte, mais do que apenas ajudar as empresas estrangeiras a entrarem no país, tem o objetivo de criar uma rede de empreendedores, empresários e investidores que entendam o valor da cooperação para o crescimento e fortalecimento do ambiente de negócios e de inovação no país como um todo”.

Serviço 

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