Pages Menu

Notícias recentes

Fruit Attraction prepara el reencuentro presencial con el sector hortofrutícola del 5 al 7 de octubre

En paralelo al evento comercial, la feria reunirá a toda la comunidad hortofrutícola durante los 365 días del año a través de la plataforma Fruit Attraction LIVEConnect; una herramienta digital que potencia y complementa con nuevas funcionalidades el encuentro físico, reforzándose mutuamente

El plazo prioritario para participar comienza el próximo 17 de marzo y se extenderá hasta el 22 de abril

Madrid, 15 de marzo de 2021.- Fruit Attraction, organizada por IFEMA y FEPEX, calienta motores para su celebración presencial del 5 al 7 de octubre en Madrid, lo que significará el reencuentro comercial del sector hortofrutícola precisamente en 2021, el Año Internacional de las Frutas y Verduras, declarado por la Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO).

 

El Comité Organizador y Asesor de Fruit Attraction, reunido el pasado jueves por videoconferencia, ha comenzado a trabajar en esta convocatoria presencial, que será potenciada y complementada con la plataforma digital LIVEConnect, puesta en marcha en 2020 como un nuevo instrumento de trabajo y que este año estará operativa desde el próximo mes de mayo. Con ello, la feria reunirá a toda la comunidad hortofrutícola durante los 365 días del año.

Leia mais

Fórum internacional discute novas estratégias para incrementar negócios no mercado global de pescado

Numa iniciativa da Alaska Seafood Marketing Institute, com organização e apoio da Seafood Show Latin America, 10 países apresentam seus cases de sucesso de em inovação, competitividade e lucratividade no mercado de pescado

 

De acordo com o estudo mais recente da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o mundo produziu 179 milhões de toneladas de pescado em 2018. Esta produção, no entanto, ainda é bastante concentrada: só a China responde por 35% dela, enquanto o restante da Ásia fica em segundo lugar com 34%, e o continente americano inteiro em terceiro, com 14%.

Esta concentração demonstra o potencial que existe para que outros países possam aumentar sua fatia no bolo global do mercado de pescado, por meio do desenvolvimento de novas estratégias de negócios e de trocas comerciais mais complexas das que são realizadas atualmente.

Numa iniciativa do Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI), com organização e apoio da Seafood Show Latin America, o Alaska Seafood Global Tour se propõe a demonstrar na prática como este movimento já está em curso.

O encontro virtual acontece no dia 11 de março, a partir das 10 horas (horário de Brasília). Para assistir a todos os painéis gratuitamente, é só acessar este LINK e fazer um breve cadastro. A página traz também a programação completa e detalhada.

Turnê global

Numa verdadeira turnê global sobre negócios e marketing do mercado de pescado, representantes de empresas de países como Brasil, Argentina, Peru, Estados Unidos, China, Holanda e Espanha vão inspirar os players de toda a América Latina com seus cases de sucesso em inovação, competitividade e lucratividade a partir do uso de matéria-prima oriunda do Alasca.

Com transmissão simultânea para diversos países (tradução em português, inglês e espanhol), os debates são ancorados nos seguintes temas: Comércio Global de Pescado: adquirindo matéria-prima, processando e abrindo novos mercados; Inovação, Competitividade e Marketing: casos de sucesso de peixes do Alasca ao redor do mundo; e Varejo, Consumo e Marketing B2C: vendendo pescado em mercados internacionais. Já na abertura, a consultoria McKinley Research aborda as oportunidades globais para o comércio do pescado congelado.

Leia mais

Brasileira é a nova coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade do Conselho Mundial da Avicultura

Sulivan Alves, diretora técnica da ABPA, estimulará o fortalecimento dos ODS no trabalho multissetorial do IPC

A diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sula Alves, foi escolhida para o cargo de coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês).

Sula assumirá a posição de Anne-Marie Neetson, com a missão de dar continuidade ao trabalho de continuidade ao acordo global firmado pela Declaração de São Paulo, assinada pelos membros da avicultura mundial durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) de 2019.

“Como setor avícola mundial é um dos principais alicerces da segurança alimentar nos cinco continentes, temos um importante desafio no fortalecimento da implantação de iniciativas em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sobre os quais o IPC assumiu compromissos globais. Este será o alicerce do nosso trabalho”, destaca.

Zootecnista e doutora em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Sula desenvolveu pesquisas junto ao NUPEA (Núcleo de Pesquisas em Ambiência) da ESALQ e em bem-estar animal. Além de mais de uma década de atuação institucional e em empresas do setor, a diretora técnica da ABPA acumula experiências na área acadêmica como professora dos cursos de Ciências Agronômicas, Medicina Veterinária e Zootecnia na Universidade do Rio de Janeiro.

Sobre IPC – Fundado em 7 de outubro de 2005 na cidade de Colônia, Alemanha, o International Poultry Council (IPC) é a associação global de produtores de carne de aves. A missão do IPC é fortalecer as comunicações entre países, desenvolver e implementar políticas para organizações internacionais que afetam a indústria avícola mundial e promover um entendimento comum e confiança nos produtos avícolas em todo o mundo.

O IPC atualmente tem 31 países membros e mais de 53 membros associados, representando 88% da produção global de carne de aves e quase 95% do comércio global de carne de aves. Organizações internacionais como OIE, FAO e Codex Alimentarius Commission reconhecem oficialmente o IPC como a associação global que representa o setor avícola.

Leia mais

Fruit Attraction LIVE Connect Maior rede social profissional do mundo no setor

Este ano a Fruit Attraction, uma das maiores feiras internacionais de frutas e hortaliças, criou a maior e única rede social profissional do mundo especializada no setor. Trata-se da Fruit Attraction LIVEConnect realizando a primeira edição virtual de sua história.
No sentido de avaliar o impacto dessa edicão virtual e tomar conhecimento das novidades previstas para a próxima edição da Fruit Attraction em Madri, no mês de outubro de 2021, a Revista BRAZIL EXPORT (BE) entrevistou Raúl Calleja, diretor da feira, conforme se segue.

BE – Qual a avaliação da edição virtual da Fruit Attraction LIVEConnect e do impacto que ela teve?
Calleja – O objetivo é que a Fruit Attraction LIVEConnect seja a maior rede social B2B do mundo especializada no setor de frutas e vegetais. Trata-se de um ecossistema de networking colaborativo através de uma plataforma inovadora equipada com um sistema de inteligência artificial. Ele permite gerar oportunidades de negócios entre profissionais de todo o mundo e um espaço agregador de conteúdo setorial permanentemente aberto, que tem seu ponto de encontro presencial de 5 a 7 de outubro de 2021.
Nessa primeira fase a impressão é muito boa. A plataforma, em apenas um mês de operação, se posicionou como a maior comunidade profissional e rede social do mundo especializada no setor de frutas e hortaliças. Esta nova comunidade foi estabelecida com quase 7.000 membros, gerando mais de 15.000 contatos profissionais.
Estes resultados nos levaram a tomar a decisão de mantê-lo operacional durante os meses de novembro e dezembro, numa primeira fase, antes de dar lugar à sua abertura permanente, para oferecer ao setor internacional de frutas e hortaliças um informativo e networking, além de conteúdo e referências relevantes 365 dias por ano.
Durante o seu start-up, toda a equipe trabalhou intensamente para adequar a plataforma às necessidades do nosso setor e sua divulgação. Sem dúvida, sendo a Fruit Attraction um instrumento a serviço da dinamização comercial do setor hortifrutícola internacional, devemos ter a capacidade de contribuir e acompanhar neste processo de hibridização da função comercial. Neste sentido, a feira pode disponibilizar ferramentas que facilitem a transformação relacional, agregando, sob a mesma plataforma, contactos, conteúdos, produtos, empresas, etc
Não há dúvida que o olho-no-olho tem uma série de atributos insubstituíveis, mas a Fruit Attraction LIVEConnect reforça e complementa com funcionalidade o que a presença física não cobre. O físico e o virtual se complementam, se fortalecem e se reforçam. Cada usuário deve ser capaz de obter o máximo desta nova plataforma.

Leia mais

BIOFACH and VIVANESS: Joint trade fair goes digital in 2021

In 2021 BIOFACH and VIVANESS will take place as a purely digital format. The World’s Leading Trade Fair for Organic Food and the International Trade Fair for Natural and Organic Personal Care will be held as a BIOFACH / VIVANESS eSpecial. In making this decision, organiser NürnbergMesse is responding to the altered circumstances of the dynamically evolving pandemic and its effects on the global organic food and natural and organic cosmetics community. At the same time, this move will allow secure planning for the entire globally connected sector. The dates for the BIOFACH / VIVANESS 2021 eSpecial are 17-19 February.
Petra Wolf, member of the NürnbergMesse management board, had this to say: “The numerous conversations and in-depth dialogue we have had in recent weeks and months have made one thing clear to us. Within the organic food and natural and organic cosmetics sector the desire for interaction, networking and knowledge transfer with experts, and to discover trends and innovations, remains huge and unabated, especially in these exceptional times. Even in this era of coronavirus, the entire sector is absolutely determined to come together to discuss the latest issues, even if only in the digital sphere. However, in the light of the pandemic and based on our ongoing dialogue with the community and a comprehensive survey of exhibitors and visitors, we trust that our decision to host a digital event will now enable all players from the sector to plan ahead in good time. I very much regret that the physical trade fair cannot take place and stress that this decision was an extremely difficult one for all of us. However, before we all meet again on site in Nuremberg in 2022, the BIOFACH / VIVANESS eSpecial will offer an ideal platform for professional dialogue in 2021.”
Exhibitor presentations – networking – congress
The BIOFACH / VIVANESS 2021 eSpecial provides a comprehensive range of innovative options such as corporate and product presentations, discussion and dialogue formats like round tables, and other formats for networking with industry experts. Sophisticated matchmaking functions that help interested parties to find the right exhibitors and vice versa are another integral part of the eSpecial format. BIOFACH and VIVANESS 2021 also offers the organic food and natural and organic cosmetics community extensive access to knowledge transfer at the BIOFACH and VIVANESS Congress, which has a global reach. The main congress theme in 2021 will be: Shaping Transformation. Stronger. Together.

Leia mais

A Fruit Attraction LIVEConnect mantém ativa e aberta a maior comunidade e rede social profissional do mundo especializada no setor hortofrutícola

Entre 1 e 31 de outubro, foi constituída a nova comunidade com quase 7.000 membros, gerando mais de 15.000 contactos profissionais; 40.814 mensagens permutadas; mais de 500 reuniões realizadas na plataforma e 186 videochamadas

Após o bom funcionamento e ritmo de atividade na plataforma Fruit Attraction LIVEConnect durante o primeiro mês de atividade, a organização decidiu mantê-la operacional durante os meses de novembro e dezembro, numa primeira fase, antes de dar passagem à abertura permanente, para oferecer ao setor hortofrutícola internacional uma plataforma informativa, relacional, de networking, e conteúdos relevantes e de referência 365 dias por ano.

Leia mais

Nota conjunta MRE e Mapa sobre cooperação financeira Brasil e Alemanha

MRE e Mapa sobre cooperação financeira Brasil e Alemanha
Projeto “Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal”
Os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento saúdam a conclusão hoje, 24/11/2020, de acordo que prevê a doação, pelo banco estatal alemão “Kreditanstalt für Wiederaufbau” (KfW), de até 25,5 milhões de Euros ao projeto “Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal”. O objetivo do projeto é o de expandir e fortalecer práticas produtivas sustentáveis nas cadeias da carne, soja e madeira em estados da Amazônia Legal.

No âmbito de sua competência, o Ministério das Relações Exteriores tem coordenado profícua cooperação técnica e financeira entre Brasil e Alemanha, voltada ao desenvolvimento sustentável, com foco no fomento a projetos nas áreas de proteção ambiental e eficiência energética.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por sua vez, será o encarregado de executar o projeto em questão, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A iniciativa complementa outros projetos, inclusive de cooperação técnica, executados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Itamaraty, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e por outros órgãos do governo federal.

Leia mais

RIO FAZ INVESTIMENTO ESTRATÉGICO DE 50% DO CAPITAL DA WIRKLICH

Empresas somam expertises para avançar nos segmentos ferroviário e automotivo e atender à crescente demanda da indústria por materiais de tecnologia de ponta

A metalúrgica RIO, em Rio do Sul/SC, agora, em um novo patamar de inovação (Crédito da foto: Ricardo Hames)

A RIO – Metalúrgica Riosulense S.A. (Rio do Sul/SC), marca global, referência na aplicação e no desenvolvimento de ferro e de aço para peças e produtos do setor automotivo, acaba de realizar um investimento estratégico na WIRKLICH (Campo Bom/RS), empresa reconhecida no mercado por sua atuação no desenvolvimento de polímeros de alta performance e no ecossistema de inovação.
A operação de investimento, da ordem de R$ 10 milhões, seguiu o conceito de equidade praticado pela RIO, tornando cada uma das empresas detentora de 50% do capital da WIRKLICH. A partir de agora, ambas buscarão o crescimento conjunto nos segmentos ferroviário e automotivo, a partir de um modelo sustentável.
A crescente demanda da indústria por materiais com tecnologia de ponta, como o plástico de engenharia, em substituição a peças metálicas, potencializou a parceria entre as empresas. O investimento estratégico na WIRKLICH coloca a RIO em um novo patamar de inovação, em todos os mercados que atua, antecipando a substituição de diversos materiais pelo plástico de engenharia e o plástico de alta performance.

Leia mais

Boas e más notícias no comércio exterior brasileiro

João Carlos Marchesan*
A balança comercial brasileira tem mostrado um bom desempenho, ao longo deste ano e especialmente nos últimos meses, apesar da forte redução no comércio mundial. Esta queda nas trocas internacionais foi causada, inicialmente, pelo acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China e agravada, posteriormente, pela grave recessão decorrente do impacto da pandemia do coronavírus na economia global.
A boa notícia é que apesar destes fatores, que reduziram nosso fluxo de comércio, a previsão é de um saldo positivo da ordem de US$ 55 bilhões, o que significa um aumento de mais de 15% em relação ao resultado de 2019. Isto é extremamente importante para limitar nosso déficit em conta corrente, já estruturalmente negativo, e que poderia ser ampliado em função da redução do volume de investimentos externos.
O relativo equilíbrio, ou pequeno déficit, em nosso balanço de pagamentos, pressionado pela queda dos investimentos externos em função da recessão mundial e pela saída de capitais por causa da redução dos juros reais internos e das turbulências políticas, é essencial para reduzir a excessiva depreciação do Real e, portanto, evitar que o câmbio acabe contaminando os índices de inflação, obrigando o Banco Central a subir os juros.

Leia mais

Canal Brazil Export

Outros
  • Fruit Attraction 2019
  • Fruit Attraction 2016
  • Viernes 17 de Octubre
  • Jueves 16 de Outubro