Pages Menu

BioFach : Uma história de sucesso

O setor de produtos orgânicos global irá mostrar, mais uma vez, o seu lado mais inspirador em Nuremberg de 13 a 16 de fevereiro de 2013, quando aproximadamente 2.400 expositores e cerca de 40.000 visitantes profissionais estarão presentes.

Como todos os anos, a BioFach (Feira do Mundo Orgânico) e a Vivaness (Feira de Cosméticos Naturais e Saudabilidade), que formam o maior centro de comércio internacional para produtos orgânicos, cosméticos naturais e bem-estar, irão reunir os fornecedores vindos de todo o mundo com a demanda global por produtos orgânicos.

A BioFach irá se realizar em 2013 pelo 24º ano consecutivo e traz com ela uma história de sucesso. Tudo começou com 197 expositores em Ludwigshafen Stadthalle em 1990. Na ocasião, cerca de 2.500 visitantes estiveram presentes à 1ª Feira Europeia de Alimentos Orgânicos e Produtos Naturais. Em 1999, a feira foi organizada em Nuremberg, pela primeira vez, e reuniu 1.276 expositores e mais de 21.000 visitantes.

Desde então, a BioFach tem se tornado a maior feira mundial de produtos orgânicos, realizada anualmente em Nuremberg, Alemanha, no mês de fevereiro.

O segmento de cosméticos naturais ocorria separadamente da feira, mas, a partir de 2007, ela tem sido realizada em paralelo à BioFach como Vivaness. Juntos, BioFach e Vivaness, formaram a principal feira de produtos orgânicos do mundo, cujos dados da sua mais recente edição (2012) estão listados a seguir:

- 2.420 expositores (nível internacional: 70%);

- 40.315 visitantes de 130 países (nível internacional: 41%);

- 93% dos expositores atingiram seus objetivos mais importantes;

- 92% dos expositores estabeleceram novas relações de negócios;

- 97% dos visitantes ficaram satisfeitos com as oportunidades criadas para obtenção de informações e de contactos comerciais;

- 91% dos visitantes participam das decisões de compra em suas empresas.

Quando o setor de orgânicos internacional retornar à Nuremberg para a BioFach e Vivaness em fevereiro de 2013, o foco central do Congresso, que acontecerá ao longo da feira, envolverá as relações justas entre as pessoas envolvidas em todas as fases da cadeia de valor. Elas são uma exigência necessária para um futuro seguro e uma gestão sustentável do ponto de vista ecológico, econômico e cultural. O Congresso é o maior de seu tipo no mundo, com cerca de 150 eventos e 8.000 participantes. O foco em 2013 se ajusta perfeitamente ao do ano passado, cujo destaque foi a sustentabilidade.

O mercado alemão de produtos orgânicos cresceu 9% obtendo uma receita de 6,59 bilhões de euros em 2011. As vendas internacionais de produtos orgânicos, por sua vez, atingiram US$ 60 bilhões.

Apesar da crise financeira, o patrono da BioFach, a International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM) e a sua organização nacional de suporte, Bund Ökologische Lebensmittelwirtschaft (BÖLW – Associação Alemã de Produtores de Alimentos Orgânicos), esperam mais crescimento deste setor no futuro.

 A Romênia é o País do Ano na BioFach 2013

O País do Ano na BioFach 2013 é a Romênia. O país é um mercado orgânico com um número crescente de fazendas orgânicas certificadas, que, segundo informações da Associação Orgânica Romena (Bio Romania) triplicou esse número para 9.800, entre 2010 e 2011, tornando-se, portanto, o foco da principal feira do mundo orgânico.

O grande potencial futuro da Romênia é representado por seus imensos e naturais campos e pastagens, que são ideais para a agricultura orgânica. Existem atualmente 300.000 hectares de terrenos cultivados organicamente e 4.500 fazendas orgânicas – com muita margem para crescimento. Os principais produtos de exportação são: milho, legumes, vinho, chá, mel e frutas vermelhas (berries).

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*