Pages Menu

Apex-Brasil leva 20 empresas para maior feira de alimentos da Índia

Dona de um mercado consumidor com 1,3 bilhão de consumidores, a Índia desperta o interesse brasileiro em diversos setores, entre eles o de alimentos e bebidas. Atenta às oportunidades internacionais, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza uma missão exploratória do mercado indiano com duas paradas: a principal delas, em Mumbai, para participação de 20 empresas brasileiras na Feira Anapoorna 2018; e ainda rodadas de negócios a serem realizadas em Nova Déli. As ações são resultado de um estudo sobre oportunidades na Índia para empresas brasileiras, produzido pela Agencia em 2018.

A Missão Índia 2018 busca ampliar a corrente de comércio entre as duas nações, atualmente não condizentes com o tamanho e a diversidade econômica de ambos os países. E, claramente, ampliar espaço para produtos brasileiros entre aqueles que a Índia mais consome. Por exemplo: o setor de alimentos e bebidas representou, em 2015 (último ano com dados consolidados disponíveis), 30,4% do gasto total da população indiana, alcançando US$ 403 bilhões (o equivalente a US$ 314 per capita). A projeção de mercado é que esse consumo deve aumentar 7,4% no período de 2015-2020. O estudo sobre oportunidades para alimentos e bebidas na Índia (assim como outros estudos) pode ser acessado aqui.

A expectativa com a Missão Índia 2018 é alcançar US$ 49 milhões em negócios imediatos e ao longo dos 12 meses subsequentes à iniciativa. Todas as 20 empresas que participarão da missão são do setor de bebidas e alimentos ou do Agronegócio. Nesta última frente, sete empresas são do setor produtor de feijões, notadamente o carioca, cuja presença no mercado indiano é pequena e é grande o interesse do Brasil em oferecer mais do produto na Índia.

Devido a sua dieta muito aproximada à vegetariana, a nação asiática é responsável por 25% do consumo mundial de pulses (que são as sementes comestíveis de plantas leguminosas como ervilhas, feijão, lentilhas e grão de bico). O Brasil já exporta consistentemente para aquele mercado. Em 2017 foram cerca de 53 toneladas de feijão brasileiro chegando ao mercado indiano e a intenção é dobrar essa quantidade no período de três anos. Para isso, o setor conta com apoio não apenas da Apex-Brasil, mas também do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

SERVIÇO
Missão Apex-Brasil Índia 2018
Data: 23 a 30 de setembro
Cidades: Nova Deli e Mumbai
Mais informações para a imprensa: (61) 3426.0775 e imprensa@apexbrasil.com.br
Estudo sobre Oportunidades para Alimentos e Bebidas na Índia: http://www.apexbrasil.com.br/inteligenciaMercado/EstudosDeOportunidadesDeMercados

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*