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Apex-Brasil e CNI fazem convênio para ações de promoção de exportações

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram nesta terça-feira (25/11) novo convênio de cooperação para auxiliar a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional e promover ações conjuntas de atração de investimentos estrangeiros.

Até 2016, R$ 10,2 milhões serão injetados em projetos de promoção comercial em todos os estados brasileiros, executados em conjunto com os Centros Internacionais de Negócios (CIN) das federações de indústrias estaduais. O foco de atuação é a internacionalização das pequenas e médias empresas, desde aquelas iniciando o processo de exportação até o acompanhamento de negócios já internacionalizados.

Entre 2008 e 2014, a CNI e a agência selaram três acordos similares, com destaque para a abertura de Unidades de Atendimento da Apex-Brasil nas federações. Só nos últimos dois anos, a ação conjunta atendeu a quase 800 empresas e ajudou a fechar US$ 73 milhões em negócios.

A renovação do convênio expande a capacidade de atuação junto aos empresários. Além de promoção comercial, a CNI e a Apex-Brasil oferecerão apoio ao investidor estrangeiro atraído pelas oportunidades de negócio no país. Os setores mais beneficiados pela parceria foram alimentos e bebidas, cosméticos, moda, móveis e madeira, metal mecânico e tecnologia da informação.

“A Apex-Brasil é reconhecida pelo trabalho sério e competente que realiza e tenho certeza que no âmbito do convênio, nós ajudaremos bastante a melhorar a competitividade internacional das empresas brasileiras”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

“Os convênios de promoção comercial entre a Apex-Brasil e a CNI vem amadurecendo a cada versão e com benefícios para um número cada vez maior de empresas. Ele está dentro do que é a Apex-Brasil, uma ferramenta para que as empresas possam exportar cada vez mais e que deve ser sempre aprimorada com sugestões dos empresários”, afirmou o presidente da Agência, Mauricio Borges.

Números do convênio Apex-Brasil e CNI

- 797 empresas atendidas em 24 estados

- Realização de 4,9 mil reuniões de negócios

- Exportações de US$ 73 milhões (estimativa para dez/2014)

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