Pages Menu

Ações e Perspectivas da Apex-Brasil para 2021

Vamos falar um pouco sobre a Apex-Brasil e como ela tem se organizado para trabalhar em 2020/21.
A Apex-Brasil é a Agência Oficial do Brasil na promoção de negócios internacionais. Ela possui mais de 20 anos de experiência, atuando na geração de conhecimentos e conexões das empresas brasileiras com compradores externos e investidores estrangeiros.
Hoje, o mundo e o cenário internacional não são mais os mesmos de 20 anos atrás, o que fez com que a Apex-Brasil evoluísse muito. Essa evolução tem dado ao setor privado brasileiro soluções, cada vez mais eficientes, na geração de empregos e renda, nas exportações, nos investimentos e na internacionalização das empresas.
A Apex-Brasil de 2020/21 opera com diferenciais muito importantes. Ela possui uma rede de escritórios de negócios próprios nas 5 regiões do país e em 7 mercados internacionais. Além disso, tem uma integração plena com embaixadas e consulados do Brasil no exterior. A Agência dispõe, também, de informações e conexões estratégicas relevantes para o processo de internacionalização das empresas brasileiras.
O grande diferencial da Apex-Brasil é o seu trabalho integrado com todos os postos do Ministério das Relações Exteriores em todo o mundo. Tal fato possibilitou a realização de 419 ações coordenadas em 70 países, em 2020.
No ano passado, a Agência obteve resultados muito expressivos, que vêm crescendo a cada ano. Ela registrou 14.485 empresas apoiadas, sendo 52,4% delas de micro e pequeno portes (MPEs). A Apex-Brasil aponta, também, os caminhos da exportação sustentável, através de Programas de Qualificação para Exportação (PEIEX). Em 2020, foram 4.349 empresas apoiadas por esses programas. Elas eram provenientes de 1.200 municípios brasileiros e 73,5% delas eram MPEs.
Em termos de Inteligência de Mercado, a Agência ampliou muito o seu portfólio, que inclui Estudos de Oportunidades de Mercados, Estudos de Acesso a Mercado, Apresentação de Perfil Exportador dos Estados Brasileiros, Mapa de Investimentos Estrangeiros Diretos Bilaterais e Guia de Investimentos. Ela ampliou, também, a sua forma de lidar com o setor privado através de alertas sobre mudanças e informações, que podem alavancar ou impactar os negócios das empresas.
A Apex-Brasil também promove os principais setores da economia brasileira, com o apoio de entidades setoriais, além de subsidiar as empresas para a execução da melhor estratégia de promoção comercial. Em 2020, foram 51 projetos setoriais (17 do Agronegócio, 26 da Indústria e 8 de Serviços) envolvendo 5.585 empresas, que registraram US$ 32,7 bilhões em exportações.
Em termos de atração de investimentos a Apex-Brasil desenvolveu, em 2020, 32 projetos facilitadores, que acarretaram US$ 5,13 bilhões em novos anúncios de investimentos.
Quanto à agenda de 2021, a Apex-Brasil vem se dedicando a um importante conjunto de atividades. São elas: Webinars, Capacitações, ApexCasts, Rodadas Digitais de Negócios, Estudos de Mercado, o Painel Covid-19 e o Hotsite Coronavirus. Esse conjunto de soluções levou a Apex-Brasil à posição de uma das três agências mais bem avaliadas pela Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) em termos de resposta à crise.
Neste corrente ano, cabe um forte destaque à retomada das feiras internacionais. A Apex-Brasil estará presente em muitas delas com o seu apoio ao empresário brasileiro. As feiras de negócios se constituem em um dos principais instrumentos para a promoção das exportações e para a internacionalização de uma empresa.
(*) Vinícius Estrela é o representante na Região Sudeste da Apex-Brasil.

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*