Pages Menu

MDIC lança nova plataforma online de consulta a dados de comércio exterior, o ComexStat

Ministro Marcos Jorge participou do Enaex, no Rio de Janeiro, onde apresentou o substituto do Aliceweb

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, lançou nesta quarta-feira, a nova plataforma que substitui o Aliceweb, atual sistema de consultas on-line de estatísticas de comércio exterior do governo brasileiro. A apresentação ocorreu durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), reúne até amanhã representantes do governo e do setor produtivo.

Em sua fala de abertura, o ministro explicou que entre as principais mudanças da nova plataforma está o acesso direto aos dados, sem a necessidade de realizar cadastro, como exigia o Aliceweb. Outra novidade é que o ComexStat é responsivo, ou seja, funciona de desktops, tablets ou celulares.

Marcos Jorge também destacou os desafios para tornar o comércio exterior mais competitivo. Segundo o ministro, o diálogo e o fortalecimento das relações com mais de 15 países, entre eles China e Estados Unidos – importantes parceiros comerciais do Brasil –, oferecem a possibilidade de melhor acesso para as exportações brasileiras a países que representam metade do PIB mundial.

O ministro citou também as ações que vêm sendo realizadas em relação à agenda regulatória de comércio exterior. Durante a última edição do diálogo comercial entre Brasil e Estados Unidos, em Washington, no começo de agosto, foi assinado um Memorando de Entendimento sobre boas práticas regulatórias que irá contribuir para o aumento da compreensão dos sistemas de regras do Brasil e dos Estados Unidos, além de promover o comércio e os investimentos bilaterais, disse.

O presidente da Associação de Comércio Exterior (AEB), José Augusto de Castro, destacou a necessidade de se ampliar a pauta exportadora brasileira. “Precisamos exportar mais manufaturados. Não queremos só atender os importadores, queremos gerar demandas”, disse.

Também participaram da abertura do Enaex o ex-ministro da Fazenda, Ernane Galvêas; o diretor da CNC, Rubens Medrano; e o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi (CNI).

Agenda

De manhã, o secretário de Comércio Exterior, Abrão Neto, assinou um documento em que o MDIC se compromete a implementar a metodologia conhecida como “Rota Global” no Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). Desenvolvido pela CNI, o Rota Global oferece consultoria completa para empresas não exportadoras empreenderem no mercado internacional.

Abrão também participou, ao lado da secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Marcela Carvalho, do painel “Fatores para eliminar ou reduzir o Custo Brasil e elevar a competitividade externa”.

Às 14h, o diretor do Departamento de Estatísticas e Apoio à Exportação, Herlon Brandão, dará um workshop sobre o ComexStat. Às 15h30, o diretor do Departamento de Operações em Comércio Exterior, Renato Agostinho, participa de um painel sobre drawback.

Ainda de manhã, o ministro Marcos Jorge participou de sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) onde recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria do poder legislativo do estado do Rio de Janeiro.

Comex Stat: dados de estados e municípios

Com o lançamento do ComexStat, os dados de comércio exterior de estados e municípios não serão mais divulgadas em formato Excel. As informações que eram disponibilizadas em planilhas poderão ser obtidas no ComexStat, no Comex Vis e na página da secretaria de Comércio Exterior do MDIC em “Base de Dados” ou “Séries Históricas”.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*