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Couromoda apresentará duas mil coleções de calçados e acessórios

O setor calçadista brasileiro está com os olhos voltados para a 45ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda – Couromoda, que acontece entre os dias 15 e 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Considerada a maior feira de lançamentos de outono-inverno do setor da América Latina, a mostra deve apresentar mais de duas mil coleções de calçados e acessórios, além de muita informação de qualidade em eventos paralelos.

Como de praxe, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estará presente na mostra, com projetos de promoção comercial e de imagem, além de palestras e a tradicional coletiva de imprensa nacional. O presidente-executivo da entidade, Heitor Klein, destaca que a feira deve ser o ponto propulsor para a retomada do setor calçadista nacional. “Ao longo de 2017, mesmo aquém do ideal, notamos uma retomada gradual na demanda por calçados, especialmente no que diz respeito às exportações, que fecharam o ano com incremento de quase 10% em valores”, comenta o dirigente, acrescentando que a cifra gerada, de US$ 1,09 bilhão, é a melhor desde 2013. Já no mercado interno, Klein avalia que, embora a demanda cresça em ritmo lento, tem trazido indicadores de uma recuperação gradual. “A Couromoda, como sempre, será um termômetro do comportamento do setor para 2018. Estamos otimistas”, conclui.

Participação
A Couromoda contará com a participação da Abicalçados que, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoverá o Projeto Comprador Vip e o Projeto Imagem. No primeiro, será viabilizada e vinda de compradores colombianos dos grupos JCT Empresarial/Tiendas Josh e Calzado Sibony. “Tratam-se de grupos com grande potencial de importação, mas que ainda trabalham pouco com o Brasil”, comenta a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressaltando que a Colômbia é um dos principais mercados internacionais para o calçado verde-amarelo, tendo importado mais de US$ 40 milhões do setor em 2017.

Além do Projeto Comprador Vip, o Brazilian Footwear levará à Couromoda mais uma edição do Projeto Imagem, desta vez com 11 jornalistas estrangeiros de alguns dos principais veículos de comunicação segmentada do mundo. São eles: CueroAmerica e Serma, da Argentina; Style America, ADN e Publimetro, da Colômbia; Global Fashion, da Espanha; Chausser, da França; Moda Pelle e Edizioni AF, da Itália; Fashion Trend, da China; e Sourcing Journal, dos Estados Unidos. A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que a ação visa divulgar o calçado brasileiro em alguns dos principais mercados consumidores do mundo.

Fórum
Além das suas centenas de marcas expositoras, a Couromoda de 2018 também trará muita informação relevante no Fórum Couromoda. A Abicalçados participará da iniciativa com quatro palestras: Influenciadores Digitais, de Rafael Terra, e Construção de marcas nas passarelas, de Antônio Carlos Rabadan, ambas no dia 16 ; Gamificação, de Rodrigo Valente, e Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, de Christian Tudesco, ambas no dia 17. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: http://bit.ly/2CU7qxP.

Coletiva nacional
A feira será palco, ainda, para a tradicional coletiva de imprensa nacional da Abicalçados. Nesta oportunidade, além das avaliações de 2017 e projeções para 2018, serão colocados os pontos críticos para a competitividade do setor calçadista nacional. Além do presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, participam da coletiva o presidente fundador da Couromoda, Francisco Santos, o diretor geral da feira, Jeferson Santos, e o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Marcone Tavares. O encontro ocorre a partir das 11h30min do dia 16 de janeiro, no lounge da Administração da mostra.

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