Pages Menu

Camex aprova 576 ex-tarifários que diminuem o custo de investimentos produtivos no Brasil

Os ex-tarifários concedidos pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) zeram o Imposto de Importação para aquisição de bens de capital e bens de informática e telecomunicações sem produção nacional

Foram publicadas hoje, no Diário Oficial da União, duas Resoluções Camex, que reduzem temporariamente as alíquotas de importação para máquinas e equipamentos sem produção no Brasil. A Resolução Camex nº 95 traz a relação de 41 bens de informática e telecomunicações (BIT), sendo 19 novos e 22 renovações, que terão a alíquota reduzida de 16% para zero. Já a Resolução Camex nº 96 diminui a alíquota, de cerca de 14% para zero, para 535 bens de capital (BK), sendo 268 novos e 267 renovações.

Os ex-tarifários concedidos pela Camex diminuem o custo de aquisição de máquinas e equipamentos para vários projetos. De acordo com as empresas que solicitaram o ex-tarifário, os equipamentos que tiveram as alíquotas zeradas serão utilizadas em novos projetos cujo investimento total chega a US$ 1,1 bilhão em diversas regiões do país. Os principais setores contemplados, em relação aos novos investimentos, serão: eletroeletrônico (23,54%), mineração (21,27%) e bens de capital (8,99%).

Ex-Tarifários

O regime de ex-tarifários estimula os investimentos produtivos pela redução temporária do Imposto de Importação de bens de capital, informática e telecomunicações sem produção nacional. Os objetivos são aumentar a inovação tecnológica; produzir efeito multiplicador de emprego e renda; ter papel especial no esforço de adequação e melhoria da infraestrutura nacional; estimular os investimentos para o abastecimento do mercado interno de bens de consumo; e contribuir para o aumento da competitividade de bens destinados ao mercado externo, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*