Pages Menu

Brasil e Chile assinam acordo para reduzir barreiras ao comércio bilateral

Documento cria Comitê Regulatório Brasil-Chile que vai contribuir para o aumento das trocas bilaterais de comércio

A secretária-executiva do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Dumaresq, assinou hoje um memorando de entendimento que estabelece a criação do Comitê Regulatório Brasil-Chile. Do lado do governo chileno, o documento foi assinado pelo diretor geral de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores do Chile, Rodrigo Yañez Benítez. A assinatura foi realizada na abertura da reunião bilateral da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Chile, no MDIC, em Brasília.

De acordo com a secretária-executiva do MDIC, a criação do Comitê Regulatório Brasil-Chile vai contribuir para o aumento das trocas bilaterais de comércio, pois, segundo ela, os temas não tarifários são cada vez mais estratégicos para o comércio internacional. De acordo com Yana Dumaresq, os dois países estão caminhando em uma rota de modernização do comércio.

O Comitê será um foro para discussão de assuntos de interesse dos dois países referentes a barreiras ao comércio, como metrologia, regulamentos técnicos e procedimentos de avaliação da conformidade. A ideia é que este seja um mecanismo ágil de consultas e busca de soluções de menor custo nas relações bilaterais, buscando facilitar o acesso a mercado em questões regulatórias.

Para isso, Brasil e Chile poderão intensificar a cooperação técnica e regulatória, a troca de informações sobre suas estruturas institucionais, práticas e diretrizes, assim como adotar iniciativas facilitadoras de comércio.

A secretária-executiva do MDIC também salientou o aumento expressivo do comércio bilateral observado em 2017 em relação ao ano anterior – crescimento de cerca de 21,8% da corrente de comércio, de 23,3% nas exportações brasileiras para o Chile e de 19,2% nas importações brasileiras provenientes do Chile. Destacou, ainda, que o Chile é um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil (8º maior parceiro comercial, 6º destino das exportações e 10ª origem das importações em 2017).

De acordo com o Banco Central (BCB), o estoque de investimentos do Chile no Brasil em 2016 (última atualização) foi de aproximadamente US$ 8,7 bilhões, o que colocou aquele país na 18ª posição no ranking de principais investidores no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Deixe sua resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*